segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


A Medicina Tradicional Chinesa baseia-se no Taoísmo e defende a ideia de que o universo está em harmonia e equilíbrio. Na sua filosofia, os seres humanos são um todo unitário que deve estar em harmonia, tendo em consideração o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, ambiental e social. Quando um ou alguns desses componentes não estão em equilíbrio, surge a doença.

Os três princípios fundamentais da MTC são: o Yin e o Yang, as cinco fases de transformação e o Qi. 

O Yin e o Yang são dois aspetos de um todo, no qual o Yang é o princípio ativo e o Yin o princípio passivo. Ambos os princípios só podem existir em conjunto, o fortalecimento de um significa a debilidade de outro.

O sistema das cindo fases de transformação tenta descrever o mundo através da relação dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Na Medicina Tradicional Chinesa, os cinco âmbitos funcionais ou os cinco “órgãos internos clássicos”, classificam-se de acordo com estes elementos: rins (água), fígado (madeira), coração (fogo), baço (terra) e pulmões (metal). Os órgãos estão unidos entre si através de vias de ligação e podem influenciar-se mutuamente.


A função central do Qi é a atividade constante e o dinamismo através dos meridianos. O bloqueio do Qi é uma importante causa de doença. 

O aparecimento de uma doença é determinado por inúmeras causas. Estas podem ser internas ou externas, mas também podem ser provocadas por um modo de vida incorreto. As medidas curativas dividem-se em “terapias externas”, como a acupuntura, “terapias internas”, representadas pela administração de medicamentos, e ainda “medidas curativas não específicas”, como a dietética, as massagens ou a aplicação de banhos. 


Fontes de referência
Livro "Farmácia Verde" do Dr. Jorg Grunwald e Christof Janicke
Imagens:
http://albanacupuncture.com/wp-content/uploads/2013/11/herbal-formula-2.jpg
http://danielacupuntura.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/5elementos2-300x279.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/17/Yin_yang.svg/2000px-Yin_yang.svg.png
 

Sem comentários:

Enviar um comentário